Por que você deveria ter começado a utilizar óleos essenciais ontem?

Luma Sakamoto      quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Quando você sente uma dor de cabeça, qual a primeira coisa que vem em sua mente? Muito provavelmente ingerir um remédio para passa-la logo. Quando rotineiramente você perde o sono, qual ação você toma? Talvez ingerir mais um remédio. Queimadura? "Deixa eu logo correr para a farmácia comprar algo para passar nisso".

Um simples e puro óleo essencial de lavanda poderia resolver estes problemas e ainda diversos outros de forma natural e até mais rápida, isto porque estamos falando apenas do óleo essencial de lavanda.

"Mas, o que são afinal os óleos essenciais? Para que servem? Porque devo começar a utilizá-los?"

O óleo essencial é o composto aromático presente em plantas com efeitos terapêuticos e medicinais. Na planta ele age protegendo contra raios ultravioleta, micro-organismos, fungos, bactérias, doenças... E ao ser retirado da planta em sua forma pura, continua com o mesmo valor e pode ser utilizado para diversos tipos de tratamento, onde cada planta possui suas características específicas. A melaleuca, por exemplo, é um poderoso fungicida. Aplicado com a lavanda se tornam um poderoso cicatrizante. 

Uma gota de óleo essencial equivale de 20 a 30 xícaras de chá, possuindo até 200 substâncias químicas presentes benéficas ao nosso organismo. Um frasco de 10 ml contém cerca de 250 gotas.

O óleo essencial possui uma consistência bem fina, sendo mais parecido com um éter (álcool) do que com um óleo em si. Desta forma, age diretamente no metabolismo do nosso corpo, acelerando a renovação celular. 

Mas como faço para começar a utilizar os óleos essenciais?

O que vai fazer um óleo essencial funcionar é a técnica de aplicação. Isso não quer dizer que seja algo complexo de se aprender.

Um fator importante é a dosagem. Como o óleo essencial é um composto extremamente concentrado, não se deve utilizar mais do que 10 gotas, mesmo que em todo o corpo. Para áreas pequenas como o rosto, deve-se utilizar no máximo 2 gotas.

Mas de que forma aplicar?

Se você for aplicar diretamente na pele, você deve utilizar um óleo vegetal, que será o veículo que levará os ativos dos óleos essenciais diretamente para a célula da sua pele. Os óleos vegetais - que podem ser de abacate, semente de uva, argan, dentre outros - possuem uma viscosidade bem diferente da do óleo essencial. E diferente do que muitos imaginam, os óleos vegetais possuem uma textura bastante agradável, pois a sua estrutura tem afinidade com o manto hidrolipídico de nossa pele, então ela não ficará oleosa e o absorverá do mesmo modo que um excelente hidratante cosmético, principalmente se utilizar um óleo vegetal compatível com a sua pele.

Outra forma de se utilizar é aromaticamente. Uma gota de óleo essencial de lavanda em seu travesseiro irá estimular seu sistema nervoso central à produção natural de melatonina - hormônio do sono - te levando a uma noite de descanso mais profunda e de qualidade.

Isso tudo é comprovado cientificamente. Existe uma ciência dedicada ao estudo dos odores que se chama osmologia. E existe a ciência dos óleos essenciais chamada farmacognosia.

Aqui no Kimio Hair utilizamos os melhores óleos do mercado, os óleos essenciais da WNF. Única empresa brasileira 100% verticalizada, que além de comercializar, é referência no plantio e fabricação.

Nós utilizamos os óleos essenciais de diversas formas, uma delas é na terapia capilar. Nós indicamos qual a mistura de óleos mais adequada para você cuidar dos seus cabelos em casa, além de uma ótima diversificação para te oferecer. 

Agende seu horário e aproveite o melhor do tratamento capilar aliado ao cuidado estético para os seus fios.

 

Referência Bibliográfica: Técnicas de Aplicação de Óleos Essenciais por Fernando Amaral. Editora CENGAGE Learning.


Luma Sakamoto

Gestora, visagista e terapeuta capilar.

Graduada em Gestão Empresarial pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2010). Graduada em Visagismo e Terapia Capilar pela Universidade Anhembi Morumbi (2014) Pós-graduada em Tricologia e Terapia Capilar pela Universidade Anhembi Morumbi (2016). Palestrante no 3⁰ Congresso de Tricologia da Hair Brasil (2015). Apresentadora de trabalho científico na Cosmoprof Worldwide Bolonha, Itália (2015) e no World Congress for Hair Research (WCHR) em Miami, Estados Unidos (2015). Docente pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT).


Cadastre-se para receber nossas novidades:


Você também pode se interessar por:

Queda de Cabelo - o que é? Conheça os tipos

O termo científico Alopecia se refere à uma perda da densidade capilar - seja qual for a área corporal afetada - e que tem subclassificações conforme a evolução, etiologia e topografia.

Luma Sakamoto sexta-feira, 2 de junho de 2017

    Leia mais

Como Manter os Cabelos Bonitos e Saudáveis

Conheça os 4 parâmetros que vão mudar os seus conceitos sobre a beleza dos cabelos

Luma Sakamoto sábado, 3 de junho de 2017

    Leia mais

Pontas Duplas: como eliminá-las sem tirar o comprimento?

Na lapidação esse problema pode ser facilmente resolvido, pois conseguimos eliminar as pontas duplas sem alterar o comprimento dos fios.

Kelly Sakamoto segunda-feira, 31 de julho de 2017

    Leia mais

Cabelos cacheados: como definir os cachos e controlar o volume?

Na lapidação, os cabelos cacheados recebem benefícios como: definição dos cachos, controle (volume), balanço perfeito, saúde da haste capilar e brilho.

Kelly Sakamoto segunda-feira, 31 de julho de 2017

    Leia mais

Por que você deveria ter começado a utilizar óleos essenciais ontem?

O óleo essencial é o composto aromático presente em plantas com efeitos terapêuticos e medicinais. Na planta ele age protegendo contra raios ultravioleta, micro-organismos, fungos, bactérias, doenças

Luma Sakamoto quarta-feira, 9 de agosto de 2017

    Leia mais

Como ter um cabelo com a cor bonita, com brilho e que não desbote fácil?

Todo processo químico, seja para mudar a cor ou a forma dos cabelos, gera uma agressão aos fios. Dependendo do nível de clareamento, ou de repetições de colorações, os fios chegam a ficar SEM CUTÍCULA. E a cutícula cumpre um papel fundamental no cabelo: p

Luma Sakamoto domingo, 1 de outubro de 2017

    Leia mais

Qual é a frequência ideal para se cortar o cabelo?

Neste vídeo, a tricologista, cabeleireira e gestora da Kimio Hair, Luma Sakamoto, explica qual o intervalo ideal de acordo com duas situações: para cabelos curtos e para cabelos longos.

Luma Sakamoto quarta-feira, 18 de outubro de 2017

    Leia mais

Como nasce um cabelo bonito?

Na tricologia – a ciência que estuda cabelo -, há uma grande dedicação em entender como é o funcionamento regular do couro cabeludo para que ele gere uma fibra saudável, porque aumento de oleosidade e descamação atrapalham e muito o desenvolvimento do fio

Luma Sakamoto quarta-feira, 8 de novembro de 2017

    Leia mais

Comentários